terça-feira, 26 de julho de 2016

Curiosidade: A História da Televisão no Brasil (da origem) até hoje

A televisão no Brasil foi inaugurada em 18 de setembro de 1950, trazida por Assis Chateaubriand que fundou o primeiro canal de televisão no país, a TV Tupi em São Paulo e em 20 de janeiro de 1951, entrava no ar a TV Tupi no Rio de Janeiro. Desde então a televisão cresceu no país e até hoje representa um fator importante na cultura popular moderna da sociedade.
O principal responsável pela transmissão foi o jornalista Assis Chateaubriand, proprietário da então poderosíssima rede de empresas de comunicação  Diários Associados. Ele importou os equipamentos e aparelhagens dos Estados Unidos.


A TV Tupi de São Paulo, fez a primeira transmissão comercial televisiva do Brasil, com isso, o país foi o quarto a possuir uma emissora de televisão, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Inglaterra e França. Pouco tempo depois, em 20 de janeiro de 1951, foi inaugurada a TV Tupi do Rio de Janeiro, tendo como primeira transmissão, na festa de sua inauguração, uma entrevista do cantor francês Maurice Chévalier, um dos mais famosos do mundo na época, a entrevista ficou a cargo do jornalista Arnaldo Nogueira.
Chateuabriand convidou vários jornalistas e ex-radialistas e alguns artistas famosos da época para apresentarem a primeira transmissão.  Arnaldo Nogueira como âncora, que seria acompanhado por Hebe Camargo, porém Hebe acabou não comparecendo ao Studio no horário do programa, tendo sido substituída Por Lolita Rodrigues. Mesmo assim, Hebe Camargo participou das transmissões, já a partir do segundo dia da Televisão no Brasil. Arnaldo Nogueira continuou fazendo muito sucesso, principalmente no Rio de Janeiro e com a criação de mais dois programas dele: Senhora Opinião e Idéias e Imagens.
Na primeira transmissão da TV Tupi (nome que a PRF-3 assumiu dois meses depois), uma das três câmeras preparadas para a transmissão pifou, mas os operadores conseguiram transmitir com perfeição. Lima Duarte espalhou uma história (que dizem ser falsa) de que a causa da pane foi Chateaubriand ter quebrado uma garrafa de champagne na câmera, como se estivesse inaugurando um navio. O show de inauguração foi transmitido diretamente do Museu de Arte de São Paulo.
Depois da TV Tupi de São Paulo e da TV Tupi do Rio de Janeiro, começaram a surgir outras emissoras como a TV Paulista, por exemplo.
A Rede Record de Televisão, fundada em 1953 na cidade de São Paulo, é a mais antiga televisão brasileira em existência. Ela se tornou uma rede de televisão de alcance nacional a partir de 1990, e está presente em todo o mundo, através da Record Internacional.

Em abril de 1965, na cidade do Rio de Janeiro, foi fundada a Rede Globo de Televisão, que se tornou hoje a maior rede de televisão do Brasil, também com alcance em todo mundo pela Globo Internacional. Como não havia profissionais especializados em televisão, os redatores de rádios eram chamados em grande quantidade, o que deu à TV brasileira uma cara de “rádio com imagem” em seu início.
Os teleteatros ao vivo faziam muito sucesso, como o Grande Teatro Tupi e o Teatrinho Trol. Humorísticos e shows também tinham grande audiência, como o Noite de Gala, com Flávio Cavalcante, O Mundo é das Mulheres, com Hebe Camargo e a Família Trapo, com Ronald Gollias, que interpretava o folgado Bronco.
Em 28 de fevereiro de 1696, inauguram-se no Brasil as primeiras torres de rastreamento de satélites pela Embratel, em tão uma empresa estatal, ligando em linha direta o Brasil entre si e com e restante do mundo. Em 31 de março de 1972, foi inaugurada oficialmente a TV em Cores no Brasil e em abril de 1977 foi cassada a TV Rio. Foi, também, fechada pelo governo federal, em 1980, a Rede Tupi de Televisão, emissoras pioneiras da TV no Brasil, no ar desde a década de 50.
Em 19 de agosto de 1981, Silvio Santos unifica suas emissoras fundando o SBT. Em 09 de novembro de 1989, a TV Record de São Paulo foi vendida para o Bispo Edir Macedo, iniciando então a Rede Record de Televisão.
A primeira TV por assinatura no Brasil, surgiu em 1990 nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, no sistema “MMDS”, a empresa pioneira foi comprada no ano seguinte pela Editora Abril que a transformou em TVA. A Rede Manchete de Televisão foi vendida para um grupo de empresários, em 16 de maio de 1999, que fundaram a Rede TV.
A TV Digital no Brasil teve início no dia 02 de dezembro de 2007, a partir da cidade de São Paulo, pelo padrão SBTVD (Sistema Brasileiro de Televisão Digital), o mais completo e avançado do mundo.

Um comentário: