De 1952 a 1959, a Willys importava o modelo norte-americano.
Em 1960, após
o lançamento da nova Rural brasileira com design exclusivo, a Willys Overland do Brasil já trabalhava o lançamento da Pick-up Jeep, que seria derivada da própria Rural e, com
projeto totalmente brasileiro.
Em 1961, foi
lançada a tão esperada Pick-up Jeep, somente na versão 4x4, com design moderno
e mais bonito que o da importada. Possuía maior espaço na caçamba devido aos
pára-lamas envolventes. A frente seguia o mesmo desenho da Rural, assim como a
motorização, porém mais pesada e com a capacidade de poder transportar até 750
kg.
Em 1962, foi
lançada a versão 4x2, sem muita modificação na estética, porém com o câmbio de
3 marchas localizado na coluna.
Em 1968,
passou a ser fabricada sob a marca Ford-Willys
e recebeu o motor 3.000cc, como opcional.
Em 1971,
recebeu o letreiro FORD estampado na
tampa trazeira.
Em 1972,
passou a chamar-se F-75.
Em 1978, depois
de encerrada a produção da Rural, a F-75
(pick-up) continuou a ser produzida normalmente e, finalmente:
Em 1983, com a
concorrência da Ford Pampa (da
própria fábrica) e de outros pick-ups menores, deixou de ser produzida. A
última unidade fabricada foi uma F-75
4x4 e, tchau, deixando saudades no coração dos amantes de carros.
Meu avô tinha uma rural! É esse modelo da Ford?
ResponderExcluir