quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Curiosidades sobre os olhos humanos


As retinas dos olhos humanos percebem o mundo de cabeça para baixo e o cérebro é o responsável para corrigir tudo e fazer com que vejamos do modo correto, mesmo assim as imagens não chegam prontas, sempre distorcidas e cortadas pela metade, com isto cada metade do cérebro recebe uma parte da imagem e trata de uni-las, de modo de que possamos ver tudo 100% encaixado. As retinas são incapazes de detectar tons vermelhos, o receptor só detecta o amarelo e o verde, mais uma vez o cérebro é o responsável por combinar as cores e fazer com que as imagens sejam exibidas na tonalidade da cor real. A visão periférica possui baixíssima resolução e às vezes é quase em preto e branco, por mais que não percebamos esse fato. Como os nossos olhos se mexem rapidamente, para preencher esses detalhes é quase impossível notarmos essas diferenças nitidamente. Pessoas que nasceram com a visão perfeita e, depois, se tornaram cegas, devido a algum acontecimento trágico, ainda podem ter sonhos e ver imagens nítidas, enquanto dormem.
A cor dos olhos pode mudar. Os pigmentos azuis e verdes não estão presentes na Iris humana ou fluido ocular o tempo todo, a cor dos olhos, portanto, é algo como o céu, que depende das condições de iluminação, especialmente para os olhos de cor clara. Só 2% das pessoas têm olhos verdes. Existem pessoas que nascem com os dois olhos de cores diferentes, cada, cerca de 1%, cujo acontecimento é chamado de heterocromia. Nossas pupilas dobram de tamanho quando vemos aqueles que amamos. Uma pestana dura 5 meses.
Nós piscamos, aproximadamente, 17 vezes por minuto, 14.280 vezes ao dia e 5,2 milhões de vezes durante o ano, nós piscamos mais quando estamos falando do que quando estamos lendo. O ditado “num piscar de olhos”, é porque ele é o músculo mais rápido do corpo humano, um piscar de olhos normalmente dura 100 a 150 milissegundos e é possível piscarmos cinco vezes em um segundo. Piscar passa a ser uma das funções mais importantes do olho, ajuda a remover qualquer resíduo da superfície do olho, espalhando lágrimas sobre eles. As lágrimas ajudam a umedecer e lubrificar os olhos e, também têm importantes propriedades antibacterianas.
Os nossos olhos têm quase o mesmo tamanho que tinham quando nascemos. Os recém-nascidos conseguem enxergar, aproximadamente, 38 centímetros de distância, algo que é ampliado conforme o desenvolvimento do bebê. Os olhos dos recém-nascidos não produzem lágrimas, apesar dos sons de choro, as lágrimas em bebês não começam a fluir até que eles tenham de 4 a 13 semanas de vida.
De acordo com o nosso tipo de choro (de dor, tristeza ou de irritação) a composição das lágrimas é modificada e, por fim, os nossos olhos são capazes de distinguirem aproximadamente 50 mil tons de cinza.
Diabetes é freqüentemente detectada pela primeira vez durante um exame de vista, aqueles que sofrem de diabetes tipo-2 muitas vezes não sabem que possuem a doença, mas, é normalmente detectado durante o exame de vista, uma vez que pode ser visto como pequenas hemorragias a partir de vazamento de vasos sanguíneos na parte posterior do olho.
As córneas de tubarão são muito semelhantes às dos seres humanos, por causa dessa semelhança, às vezes são usadas como substitutas em cirurgias do olho humano.
80% dos problemas de visão em todo mundo são evitáveis ou até mesmo curáveis. Avanços na medicina, bem como os cuidados preventivos, através de suplementos e dietas contribuem para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário