quinta-feira, 21 de julho de 2016

Raridade: A História da Rural Willys


Nos anos 50, as estradas brasileiras eram ainda piores que as de hoje: faltava asfalto e sobrava lama. Não é de se espantar que a montadora americana Willys Overland tinha se interessado pelo país nos tempos de industrialização entre o fim do governo Vargas e o início dos anos JK.
Os planos da Willys em São Bernardo do Campo-SP foram iniciados em 1952. Quatro anos depois, a fábrica começou a montar os modelos Jeep, usando peças genuinamente brasileiras. A Willys Station Wagon, até então importada, passou a ser feita no Brasil no fim de 1958 e logo rebatizada de Rural-Willys. As linhas eram as mesmas do modelo americano. Um detalhe característico era a pintura saia-e-blusa: verde e branca, vermelha e branca, azul e branca, laranja e branca, cinza e branca e, outras combinações de cores.
Além do uso no campo, o utilitário da Willys também era comum nas cidades e muito usado como carro de frota. A primeira grande inovação veio na Rural de 1960: a dianteira ganhou linhas exclusivas para o mercado brasileiro. O pára-brisa passou a ser interiço e o mesmo aconteceu com o vidro traseiro, isso sem esquecer a Pick-Up Jeep, na verdade uma Rural com caçamba.
Em 1967, a Ford incorporou a Willys-Overland do Brasil, as linhas Jeep e Rural foram mantidas. A caminhonete chegou a ganhar um motor de 3.0 litros e dois carburadores que rendia 140cv, havia também a versão quatro marchas. Para os padrões de hoje, a Rural é um carro lento e beberrão (cerca de 6,5km/l na estrada, na versão 4x2 com motor 2.6) Mas, o que importa num carro desses é a resistência: mesmo alquebradas, muitas Rurais continuam prestando serviços em cidades do interior ou para jipeiros e feirantes.
Eu, particularmente, tenho um carinho especial pela Rural. Conheci o carro quando ainda criança morando na cidade de Caixas do estado Maranhão. Passei a admirar a Rural Willys, cujo revendedor autorizado era a empresa A. Silva S/A. Logo depois o carro levou o nome de Rural Jeep e, por fim, quando da incorporação da fábrica pela Ford, em 1972 : foi renomeada Ford Rural mas, estava envelhecida, com quase três décadas de mercado e devido à concorrência de outras peruas, como a Chevrolet Veraneio, por exemplo, embora bem mais cara, forçou o fim da produção desse excelente carro e dos seus irmãos, oriundos da Willys Overland do Brasil, exceto a Pick-Up e o Jeep que permaneceram por mais cinco anos no mercado, fato acontecido em 1977.

2 comentários:

  1. Aprecio muito a rural wuilles.lembra meus tempos de jovem que tínhamos uma e adoráva-mos passear nela, nas imediações rurais.Carro pra ninguém botar defeito.Linda! Pena que o combustível de hoje não podemos mais usa-la.

    ResponderExcluir