quarta-feira, 20 de julho de 2016

Curiosidade: A História do Relógio de Pulso


O relógio de pulso teve três inventores, na verdade, mas desses três o que levou crédito pela invenção foi o brasileiro Santos Dumont.
Os primeiros relógios usados pelas pessoas da época foram os relógios de bolso, hoje ainda se vê algumas pessoas usando esse tipo de relógio. Esses relógios eram raros e sendo verdadeiras jóias, nem todos tinham o poder da compra. Hoje em dia esses relógios de bolso costumam ser raridade e quando encontrados em ótimo estado chegam a custar muito, pois os colecionadores de relógios são fascinados por essas peças e adorariam tê-los em sua coleção.
Bem, vamos falar do relógio de pulso. O primeiro modelo foi inventado por Abraham Louis Bréguet, e esse modelo foi encomendado pela irmã de Napoleão Bonaparte e Princesa de Nápoles Carolina Murat, algo extremamente caro e quem os tinham, na época, eram apenas pessoas importantes.
A invenção do relógio de pulso, também, é atribuída à empresa Patek Philippe, no fim do século XIX. Nessa época esse modelo era utilizado como acessório exclusivamente feminino, onde teve uma maior atração, os homens não visavam muito o relógio como um acessório masculino, mas no decorrer dos anos isso mudou.
O mais importante disso tudo é que no final das contas quem realmente levou crédito pelo invento, foi o brasileiro Santos Dumont, ele tem uma grande importância quando falamos em relógios, bem como sobre outros itens que ele criou.
Santos Dumont, durante um vôo, estando com as mãos ocupadas, teve dificuldade de tirar o seu relógio de bolso, então logo lhe veio a idéia de inventar o relógio de pulso e encomendou a seu amigo joalheiro, Louis Cartier, um relógio que ficasse preso ao pulso, com o objetivo de melhor cronometrar suas experiências aéreas.
Em março de 1904, Cartier apresentou a Santos Dumont o primeiro relógio de pulso masculino, conforme a sua encomenda mas, as peças só vieram a ser comercializadas sete anos depois, em 1911. O relógio foi batizado com o nome de Santos e tinha pulseira de couro, em homenagem ao aviador. O relojoalheiro produziu dez peças a partir daquele primeiro protótipo onde aprecia o rosto e a assinatura do inventor do avião, entretanto, relógios de pulso já eram conhecidos e usados anteriormente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário