Em 1961, a diretoria da
Vemag pensou ser estratégica a participação de um carro de luxo no mercado
brasileiro. Com o intuito de ter em sua linha o tal veículo, contratou o
Estúdio Fissore para o projeto da carroceria, para isto enviou um chassis DKW
para a Itália para ter o protótipo montado sobre ele, assim nasceu o carro.
No ano de 1962 a DKW-Vemag
exibiu no Salão do Automóvel o belo e luxuoso sedan FISSORE, ficando evidente se tratar de um carro
moderno e bonito, para a época.
O Fissore finalmente foi
produzido e colocado à venda, em 1964. Era muito bonito e caro, com duas
portas, amplo espaço interno e com muita visibilidade graças às colunas bem
estreitas. A tampa do porta-malas abria desde a linha do pára-choque e acomodava
um bom volume de bagagem. Foi o primeiro na linha Vemag a oferecer o lubrimat
(mecanismo que misturava, automaticamente, o óleo à gasolina que, com um litro
de óleo poder-se-ia rodar até 1.000 km)
Vale aqui dizer, que, o
Fissore era o modelo mais bonito da marca, porém, o menos vendido, talvez devido
ao preço caro entre os carros comercializados no Brasil.
Foram produzidos 2.489
carros, de 1964 a 1967.
Pelo pequeno volume de
produção, pela raridade de ter sido produzido só no Brasil e pelo número de
carros que já desapareceram, o Fissore tornou-se um sério candidato a ter
valorização nacional e internacional nos próximos anos pelos colecionadores. A
ficha técnica do Fissore é idêntica aos demais carros da DKW-Vemag, exceto pelo
motor “S”. Despertava curiosidade por onde passava, saudando a todos com o seu
ruído característico e dixando como lembrança o rastro de fumaça, típico dos
motores dois tempos.
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